Cobertura de Estrutura Metálica
no seu dia a dia.
Por Flávio Gibram -| Diretor de Obras
Diversos tipos de aplicações e possibilidades.
As principais vantagens das coberturas metálicas sobre outras opções, são a rapidez da montagem e o custo.
Mas, isso não significa qualidade inferior, ao contrário, em muitos sentidos, os modelos de coberturas metálicas são mais duradouros e tem manutenção mais barata.
Por estes motivos, são utilizadas em diversos tipos e tamanhos de obras.
Como todos sabemos, a mais comum destas aplicações são as pequenas coberturas, seja de passarelas, garagens de condomínios, pátios industriais e assim por diante.
Em geral, estas pequenas obras se constituem a partir da instalação de estruturas metálicas simples, com instalação das populares telhas de zinco.
Porém, no cenário atual e principalmente para obras maiores, temos outras opções de coberturas metálicas, com utilização de materiais apropriados para cada necessidade.
Especificamente, que levam em conta a função da estrutura, pois, obviamente, a instalação de coberturas metálicas em estádios de futebol, por exemplo, exige técnicas próprias.
Tanto pelos aspectos de segurança, em função da grande circulação de pessoas sob a mesma, quanto pelo vão livre, normalmente, bastante grande.
Outros pontos que devemos levar em consideração são a inclinação, cálculos estruturais, tipos e custos de manutenção necessária a longo prazo e uma série de outros fatores.
Talvez o leitor recorde do caso do Estádio Olímpico construído para as Olimpíadas de 2016 que, pouco após o evento, precisou de reformas estruturais na cobertura.
Um caso típico em que a cobertura teve desenvolvimento de design e funcionalidade, mas, as estruturas metálicas de sustentação foram executadas descuidadamente.
Não é um caso único e apenas reforça a ideia central de que, projetos desta envergadura requerem empresas qualificadas, para execução de ponta a ponta.
Algumas Possibilidades das Coberturas Metálicas
Como já dissemos, nem todas as coberturas metálicas utilizam telhas de zinco e na verdade, em grandes obras, estas telhas são pouco comuns.
Além disso, por cobertura, não entendemos apenas telhados, mas, também, fechamentos laterais que podem ser completos ou parciais, para manter ventilação e iluminação natural.
De forma geral, podemos dizer que um dos sistemas mais utilizados na atualidade, é o roll on, utilizando bobinas de aço galvanizado.
Trata-se da instalação de estruturas metálicas específicas para este fim, que se assemelham a trilhos contínuos, em segmentos de 10 metros ou mais.
Uma vez que a estrutura esteja pronta, a montagem da cobertura metálica em si é facilitada pois, as chapas são içadas em bobinas e desenroladas ao longo das guias.
Como é possível imaginar, além da funcionalidade, existe um ganho em tempo de execução da obra, bem como, em custo de manutenção posterior.
Principalmente, porque não são utilizadas emendas ou sobreposições de telhas, formando vários canais contínuos para a vazão da água da chuva.
Em algumas obras, são utilizadas chapas de policarbonato, mas, o funcionamento básico do sistema é o mesmo.
As estruturas metálicas são muito similares, mudando apenas a aparência final do conjunto e claro, a possibilidade de constituir telhados transparentes ou translúcidos.
Alternativamente, pode-se utilizar vidro e outros tipos de chapas e telhas, bastando ter uma consulta prévia com os projetistas responsáveis, sobre custos e viabilidade.
Isso porque, se expandirmos um pouco as possibilidades, chegaremos aos shoppings, que incluem coberturas metálicas nos projetos, também, como elementos arquitetônicos.
É apenas um exemplo, mas, exige o mesmo cuidado técnico que as demais aplicações, além de esmero no acabamento, em função do caráter decorativo adicional.
E falando nisso, podemos seguir para os cuidados técnicos em si, já que estes são negligenciados em alguns casos, por motivos diversos.
Normas e Responsabilidades Técnicas
Todas as pessoas que já viram estruturas metálicas sabem que existe uma técnica simples de treliçamento para aumentar a resistência do conjunto.
Isso é facilmente perceptível e reproduzido por muitos instaladores de pequeno porte, com base na experiência prática.
O que não é perceptível, é a quantidade de cálculos e simulações necessárias, para atingir um equilíbrio seguro, entre custos de aquisição, instalação e manutenção.
Ou seja, a responsabilidade de cumprir com o orçamento da cada projeto, sem abrir mão do cumprimento das normas de segurança.
Não apenas durante a instalação das coberturas metálicas, mas, para que sejam estruturas confiáveis ao longo de sua vida útil.
Isso envolve conhecimentos simples, facilitados pelos softwares modernos de engenharia como: amarrações; entalhes e tipos de tesouras.
Mas, também envolve uma percepção aprofundada, de quais recursos se encaixam melhor em cada obra.
Essencialmente, temos tipos muito variados de problemas a serem considerados, para a elaboração dos projetos estruturais de coberturas metálicas.
Principalmente, porque coberturas estão sempre apoiadas sobre um determinado tipo de construção, vigamento ou, até mesmo, de solo.
Com cada uma destes detalhes, influindo naquilo que mais importa para os clientes: o custo final da obra.
Por isso, independente do tipo e tamanho da obra em si, todo o processo deve começar com um levantamento das condições pré existentes.
Conclusão: da Avaliação ao Projeto e Execução, a Chave é a Capacitação
Representando uma empresa com décadas de experiência nesta área, nós da EMAP Montagens, sabemos a importância de incorporar aspectos conceituais no produto final.
Cada obra tem uma concepção técnica e arquitetônica específica, da mesma forma que tem exigências e normas diferentes a seguir.
Por outro lado, se existem variações, também existem muitos aspectos em comum e o principal deles, é a garantia de que a cobertura seja segura.
Sem extrapolar orçamentos ou prazos; que contenha todos os elementos para os quais os clientes nem sempre estão atentos, mas, que compõe essa garantia.
Porque o principal motivo de uma empresa se manter em um mercado tão competitivo por muito tempo, é poder se orgulhar de seu portfólio.
De poder mostrar, na prática, que não precisou realizar obras emergenciais de reparação, durante a montagem e menos ainda, após a entrega.
Principalmente, porque atende a um conjunto de princípios básicos: respeito as normas; planejamento; simulações e testes rotineiros e claro, capacidade de execução.
Não são as nossas únicas preocupações, mas, são suficientes para deixar claro o norte seguido por nossa equipe.
Por menor que seja a cobertura metálica, a entrega será exatamente a mesma, porque será sempre guiada pelos mesmos princípios.
Entre em contato pelo telefone: 31 2535-1430 ou solicite um orçamento aqui.
Nossa matriz é em Belo Horizonte/MG e temos atuação nacional.